- Ano: 2013
-
Fotografias:Stéphane Groleau
Descrição enviada pela equipe de projeto. A requisição deste projeto foi simples e honesta - criar uma residência para um jovem casal que estava prestes a aumentar sua família A resposta levou ao desenvolvimento de um ambiente reservado e espaçoso, refinado em todas as escalas de planejamento, arquitetura e detalhes. A topografia dos volumes e materiais afirma-se por toda a parte, mudando sua presença e efeito à medida que circulamos pela casa.
A casa pivota em torno de uma escada de design personalizado - objeto metálico solitário num universo etéreo e puro. O corrimão é composto por elementos de aço repetidos com dimensões alternadas, criando um efeito interessante à medida que se sobe ou desce. Após a entrada, o visitante é prontamente orientado por este recurso escultural. Enquanto paulatinamente é revelada a cozinha, o visitante é atraído naturalmente para a sala de estar através de uma descompressão cromática.
O principal espaço de convivência é fechado em uma extremidade pela superfície opaca do segmento de escada. A sala é dividida longitudinalmente por meio de um volume suspenso, um forno que emerge do chão. A sala de jantar é colocada no espaço íntimo no lado oposto do bloco. A partir desta perspectiva o patamar da escada mostra-se leve interagindo com a presença gráfica da lareira.
A cozinha é separada da área de estar principal, no entanto, o conjunto em nogueira da ilha estabelece uma conexão visual com a base da lareira na sala, também revestida de nogueira. Além disso, a transparência da escada ao longo deste eixo permite contato visual com o restante do piso rincipal.
O porão se torna uma extensão natural do piso principal, devido à grande abertura central que abriga a escada. No andar de cima, o banheiro principal se estende a partir do quarto do casal. O longo plano do banheiro é segmentado através de seu uso, exalando uma sensação de limpeza.
Um arranjo de mobiliário, projetado principalmente por Atelier Moderno, completa o ambiente em que vivem.